OS RISCOS QUE NÃO PRECISAMOS ASSUMIR



Atos: 4. 1 – 3
Enquanto Pedro e João falavam ao povo, chegaram os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus. Eles estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos. Agarraram Pedro e João e, como já estava anoitecendo, os colocaram na prisão até o dia seguinte.
Para que nós possamos entender o que estava havendo precisamos explicar a respeito das pessoas que chegaram. Os sacerdotes tinham muita influência e, na maioria das vezes, eram parentes do Sumo Sacerdote, o capitão da guarda era o líder dos soldados responsáveis pela segurança do Templo e os saduceus faziam parte de uma seita religiosa judaica que não acreditava na ressurreição dos mortos.
Então o fato de João e Pedro estarem falando ao povo a respeito da ressurreição de Jesus irritou os saduceus sobremaneira, na medida em que aquelas palavras estavam colocando em cheque a autoridade religiosa deles e como tinham muito poder sobre as coisas do Templo, os dois acabaram presos.
Estamos contando esse episódio para mostrar o que pode acontecer conosco quando decidimos correr determinados riscos. Pedro e João sabiam muito bem disso, pois com aquelas palavras estavam afrontando pessoas que pertenciam a um dos grupos responsáveis pelo planejamento e morte de Jesus Cristo, porém isso não os estava incomodando, pois o importante era levar as Boas Novas ao povo.
E é sobre os riscos que decidimos correr com nossas decisões que gostaríamos de falar. Em primeiro lugar é preciso que coloquemos que muita gente não consegue perceber que determinadas decisões que tomamos nos impõe riscos muito grandes.
Quando alguém resolve pegar a direção de um carro após ter bebido, ele está assumindo o risco de provocar uma tragédia, atropelar alguém, bater em outro carro e até matar uma pessoa, já que não está em perfeitas condições para dirigir, mas a partir do momento em que sentou à direção ele está assumindo o risco de isso acontecer.
Quando uma pessoa casada decide levar uma vida não condizente com a sua condição, está assumindo o risco de destruir o seu casamento.
Quando alguém resolve usar qualquer droga, mesmo de brincadeira, está assumindo o risco de se tornar um dependente químico.
O que ocorre, na maioria das vezes, é que as pessoas não conseguem ter a visão do todo nessas situações e não pensam no risco que estão assumindo, ou seja, o motorista sempre acha que, apesar de estar sob os efeitos do álcool nada acontecerá, o marido infiel entende que a situação está sob o seu controle e que ninguém vai descobrir e a aquele que usa a droga tem certeza absoluta que ele é o senhor da situação e pode brincar de usar o tempo que quiser, pois no momento que desejar não usará mais.
Infelizmente, a notícia ruim, é que às vezes o carro pode bater e acontecer uma tragédia, a esposa descobrir e mais um casamento chegar ao fim e o brincalhão poder se tornar um viciado e desgraçar a sua vida.
A intenção principal desse artigo é dar um alerta para que não venhamos a assumir riscos desnecessários, a vida já é tão complicada, já estamos sujeitos a tanta coisa que foge ao nosso controle, para que, então, assumir aqueles riscos onde não existe a menor necessidade.
A grande verdade é que o ser humano acha que as consequências de decisões irresponsáveis somente acontecem com o vizinho, com o outro, com ele não. É por isso que existem aqueles que fumam, pois acham que o câncer somente dará no outro e pensando dessa forma vão assumindo riscos que não precisavam correr.
fonte: palavra fiel

Nenhum comentário: