AS ADVERTÊNCIAS DE DEUS


Isaias 6.9-13

Disse, pois, ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e entenda com o coração, e se converta, e seja sarado.Então disse eu: Até quando, Senhor? E respondeu: Até que sejam assoladas as cidades, e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada.

Diz a Palavra que Deus disse a Isaias para se dirigir ao povo e lhe dizer que mesmo que escutassem o quanto quisessem não entenderiam coisa nenhuma, que poderiam aguçar bem o olhar e não conseguiriam enxergar absolutamente nada, pois se conseguissem escutar e enxergar voltar-se-iam para o Senhor e seriam completamente curados.

Isaias, então, perguntou até quando aquela situação iria durar e Deus respondeu que até quando todas as cidades fossem destruídas e ficassem sem nenhum morador, até que todos os campos fossem arrasados e completa dizendo que Ele, o Senhor, mandaria aquele povo para longe dali e que todas as cidades ficariam completamente vazias e afirma que, caso ficasse a cada dez pessoas pelo menos uma, essa também não viveria, já que seriam como um pedaço de carvalho cortado e que aquele toco representaria um recomeço para o povo de Deus.

Nessa passagem Deus está dizendo a Isaias que o povo O ouviria, mas seria completamente inútil, na medida em que todos estavam com o coração completamente endurecido e fechado para ao arrependimento de seus pecados, ou seja, se tratavam de pessoas rebeldes que, apesar de ouvirem as mensagens de advertência, preferiam ficar no posicionamento que estavam entendendo que nada aconteceria e que tudo continuariam como estava, apesar de estarem levando um vida completamente equivocada e contra àquilo que lhes era pregado.

Gostaria de chamar a atenção de você que está lendo esse artigo para o seguinte detalhe. O homem sempre acha que todas as coisas de ruim que existem no mundo acontecerão, sempre, com o outro, jamais com ele e para confirmar essa nossa opinião, gostamos sempre de dar sempre o mesmo exemplo. Todos sabem os malefícios causados pelo fumo, câncer na garganta, no pulmão, enfisema, aumenta a pressão arterial, enfim, uma série de mazelas comprovadas, porém temos até médicos que continuam fumando e motivo principal não é o vício, pois conhecemos alguns casos de pessoas que diziam que não conseguiam largar e, a partir do momento que souberam que estavam doentes, no dia seguinte já não estavam se utilizando mais do cigarro. O motivo principal é que essas pessoas acham que todas aquelas doenças acontecerão com os outros e não com elas.

Onde estamos querendo chegar? Precisamos dar a devida atenção às advertências que nos são feitas por Deus e não ficar achando que nada acontecerá conosco. Precisamos dar ouvidos à repreensão e ao conselho e mudarmos o nosso posicionamento, pois a partir de um determinado momento talvez seja tarde.

Não podemos permitir que as coisas cheguem tão longe, pois representará muito sofrimento para as nossas vidas. Precisamos estar com os nossos corações abertos para permitir que Deus se aproxime de nós e não nos fecharmos em determinadas situações que não nos levarão a lugar algum, somente ao fim.

A mudança, na maioria das vezes, acarreta abrir mão de determinadas coisas que achamos serem excelentes para a as nossas vidas, porém isso é o que achamos e, na maioria das vezes, com o passar do tempo, chegamos à conclusão que não era bem assim. Sendo assim, não podemos fechar os nossos ouvidos para Deus e acharmos que temos condições de conduzir as nossas vidas sem Ele, não existe a menor possibilidade, já que a nossa fragilidade é tão grade que não resistiríamos.

Mesmo sabendo que aquele povo não estava com nenhuma disposição de dar ouvidos ao Seu chamamento, mesmo assim, Deus enviou Isaias para falar com aquelas pessoas porque sabia que, apesar de tudo o que estava acontecendo, haveria alguém que entenderia a verdade e a verdade o libertaria. A escolha sempre será nossa.




fonte: palavra fiel

Nenhum comentário: